RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
Gestores, Professores
Coordenadores Pedagógicos.
Professora de
geografia organizadora em conjunto com todo corpo docente e discente.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino
Fundamental do Ciclo II
PERÍODO: De Abril a Junho de
2012
JUSTIFICATIVA
As ações no decorrer do projeto têm
por objetivo ampliar informações e atualizar o site sobre o bairro, para
propiciar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares envolvendo a
escola e comunidade com o objetivo de ampliar o conhecimento da história do
bairro e contribuir para a realização de ações em busca de melhoria da
qualidade de vida.
O projeto é salutar para a escola e
comunidade para refletir sobre as mudanças e permanências ocorridas no espaço
geográfico, aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, para a
compreensão da realidade e a importância do desenvolvimento contínuo de ações
para a formação de cidadãos conscientes na interação e preservação do meio
ambiente em que estão inseridos.
OBJETIVO GERAL:
- Contribuir para que o aluno possa
situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas
as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica de seu
bairro. Colher mais informações da história local com suas características
sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas para desenvolver ações
que propiciem a interação entre escola e comunidade, resgatando a trajetória
histórica da construção dos valores envolvidos na formação da cidadania.
- Interessar-se pela cultura e
participar dela.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Interpretar e comparar mapas, gráficos, dados sociais e textos históricos;
- Desenvolver a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais;
- Desenvolver a capacidade de selecionar materiais coletados, elaborar pesquisas e resumos;
- Propiciar momentos de interação e socialização entre professores, alunos e comunidade.
Conteúdos
- Conceitual: conhecer a história do bairro com suas características sociais, políticas, econômicas, religiosas e culturais.
- Procedimental: interagir com a dinâmica dos bairros do entorno e suas particularidades.
- Atitudinal: a partir do desenvolvimento do projeto, o que pode ser feito para que o bairro fique melhor.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Autonomia na busca de dados e informações;
- Selecionar e sistematizar as diferentes fontes de informação;
- Organizar e esquematizar os dados coletados;
- Domínio de diferentes linguagens de fontes históricas.
AÇÕES
- Novos levantamentos históricos e dos avanços dos bairros;
- Pesquisa sobre o comércio, empresas, educação, saúde, pontos turísticos e relações de trabalho;
- Verificação nas modificações na paisagem do bairro;
- Pesquisa sobre mapas e plantas do bairro para estudo de legendas e escalas;
- Pesquisa sobre os movimentos populacionais;
- Elaboração de maquetes;
- Entrevistas com moradores para levantamento das mudanças ocorridas no local;
- Resgate da pesquisa sobre o Patrono da Escola;
- Leitura, análise e interpretação dos Hinos do município e da escola;
- Pesquisa sobre as Bandeiras: municipal e da escola;
- Elaboração de portfólio com registros de atividades desenvolvidas;
- Montagem de exposição na Unidade Escolar com os materiais coletados.
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
·
Língua Portuguesa: Levantamento
de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando
gêneros diversos.
·
Matemática: Elaboração
de tabelas, análises de índices e gráficos.
·
Geografia: Pesquisas
sobre comércios, empresas, indústrias, população, pontos turísticos, mapas,
legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
·
História:
Verificar as mudanças e ou permanências de valores morais, éticos, hábitos,
costumes e manifestações religiosas.
·
Arte:
Elaboração de portifólio, álbum de fotos, teatro, dança, artesanato, pintura e
estudo do folclore.
·
Educação Física:
Levantamento de esportes praticados, influências de etnias, cultura regional e
desenvolvimento de atividades rítmicas.
·
Ciências:
Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de
natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas
relações com o meio ambiente.
METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS
- Pesquisa orientada;
- Aplicação de questionário com moradores antigos do bairro;
- Análise e interpretação dos dados coletados;
- Investigação e análise de fontes históricas;
- Elaboração de um documentário contextualizando o cotidiano da comunidade de como era e de como está a situação do bairro;
- Produção de textos;
- Entrevistas;
- Dinâmica de grupo;
- Debates;
- Aula expositiva.
MATERIAIS
- Livros, jornais e revistas;
- Mapas;
- Guias de ruas;
- Fotografias;
- Gravadores;
- Câmeras fotográficas;
- Computadores e impressoras;
- Disquetes, CDs e DVDs;
- Tinta para impressora;
- Papel sulfite, papel pardo, cartolina e TNT;
- Canetas, canetas hidrocor, pincel atômico, cola, tesoura;
- Pastas para portfólio.
PARCERIAS
- Posto de Saúde;
- Igrejas;
- Empresas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma
contínua durante o desenvolvimento do projeto, com registro do aprendizado dos
alunos sobre a interpretação de imagens, fontes históricas, localização no
espaço geográfico e tempo histórico, produção textual, análise e interpretação
de dados, participação e interação nas ações para a melhoria do bairro.
PRODUTO FINAL
Escola Benedita – Elaboração e exposição de folders, construção de
portifólios e exposição do produto final na escola. Este projeto
contará com a participação dos alunos da escola e professores que irão
colaborar na coleta de dados históricos e na elaboração de textos. O resultado
do trabalho deverá ser a publicação de um material impresso e a produção de
documentários a serem distribuídos entre os estudantes e na construção e
aprimoramento do P.P.P
Cronograma: 02/05/2012 à 30/06/2012
• Plano de trabalho: A pesquisa deve ser planejada de acordo com
um cronograma e organizada de forma a possibilitar um desenvolvimento seguro e
sem atropelos.
Mês
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Atividade
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Maio
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1-Definição das metas individuais e de grupo sobre a
responsabilidade na execução das ações;
2-Início da coleta de dados;
3- Orientações e manuseio nos HTPCs do uso das ferramentas
da Sala de Informática, dos gravadores, filmadoras, máquinas fotográficas e
outros para a elaboração das atividades do projeto;
4- Uso das TICs para levantamentos de dados por professores
e alunos por meio de pesquisa em Sites de busca, livros e periódicos.
5- Digitalização de
documentos, fotos e outros;
6- Edição de vídeos e áudios;
7- Elaboração de apresentações de PowerPoint;
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Junho
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8- Coleta e sistematização das informações e materiais;
9- Preparo do portfólio, maquetes e outras atividades para
a exposição;
10- Exposição do material coletado na escola para
apreciação dos grupos de alunos e professores, em busca de aprimoramento e
continuidade do projeto.
14- Avaliação final
do projeto pela equipe escolar.
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Obs: O Projeto foi exposto no dia 20/04/2012 para apreciação
do grupo de professores em H.T.P.C e reformulação de acordo com as necessidades
da escola. Nesse dia foi dado continuidade a proposta do “Dia D”, que era
definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina
escolar. Nesse contexto elencamos ações que pudessem melhorar e avaliar os
resultados através do plano de ação participativo na escola com o projeto “Meu
bairro tem história”.
PRECISO SABER DOS AUTORES DESSE PROJETO
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