domingo, 20 de maio de 2012

Projeto “Meu Bairro tem história”

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

Gestores, Professores Coordenadores Pedagógicos.
Professora de geografia organizadora em conjunto com todo corpo docente e discente.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental do Ciclo II
PERÍODO: De Abril a Junho de 2012

JUSTIFICATIVA

As ações no decorrer do projeto têm por objetivo ampliar informações e atualizar o site sobre o bairro, para propiciar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares envolvendo a escola e comunidade com o objetivo de ampliar o conhecimento da história do bairro e contribuir para a realização de ações em busca de melhoria da qualidade de vida.
O projeto é salutar para a escola e comunidade para refletir sobre as mudanças e permanências ocorridas no espaço geográfico, aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, para a compreensão da realidade e a importância do desenvolvimento contínuo de ações para a formação de cidadãos conscientes na interação e preservação do meio ambiente em que estão inseridos.
           
OBJETIVO GERAL:
- Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica de seu bairro. Colher mais informações da história local com suas características sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas para desenvolver ações que propiciem a interação entre escola e comunidade, resgatando a trajetória histórica da construção dos valores envolvidos na formação da cidadania.
- Interessar-se pela cultura e participar dela.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Interpretar e comparar mapas, gráficos, dados sociais e textos históricos;
  • Desenvolver a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais;
  • Desenvolver a capacidade de selecionar materiais coletados, elaborar pesquisas e resumos;
  • Propiciar momentos de interação e socialização entre professores, alunos e comunidade.

Conteúdos

  • Conceitual: conhecer a história do bairro com suas características sociais, políticas, econômicas, religiosas e culturais.
  • Procedimental: interagir com a dinâmica dos bairros do entorno e suas particularidades.
  • Atitudinal: a partir do desenvolvimento do projeto, o que pode ser feito para que o bairro fique melhor.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  • Autonomia na busca de dados e informações;
  • Selecionar e sistematizar as diferentes fontes de informação;
  • Organizar e esquematizar os dados coletados;
  • Domínio de diferentes linguagens de fontes históricas.

AÇÕES

  • Novos levantamentos históricos e dos avanços dos bairros;
  • Pesquisa sobre o comércio, empresas, educação, saúde, pontos turísticos e relações de trabalho;
  • Verificação nas modificações na paisagem do bairro;
  • Pesquisa sobre mapas e plantas do bairro para estudo de legendas e escalas;
  • Pesquisa sobre os movimentos populacionais;
  • Elaboração de maquetes;
  • Entrevistas com moradores para levantamento das mudanças ocorridas no local;
  • Resgate da pesquisa sobre o Patrono da Escola;
  • Leitura, análise e interpretação dos Hinos do município e da escola;
  • Pesquisa sobre as Bandeiras: municipal e da escola;
  • Elaboração de portfólio com registros de atividades desenvolvidas;
  • Montagem de exposição na Unidade Escolar com os materiais coletados.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

·        Língua Portuguesa: Levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos.
·        Matemática: Elaboração de tabelas, análises de índices e gráficos.
·        Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, população, pontos turísticos, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
·        História: Verificar as mudanças e ou permanências de valores morais, éticos, hábitos, costumes e manifestações religiosas.
·        Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, teatro, dança, artesanato, pintura e estudo do folclore.
·        Educação Física: Levantamento de esportes praticados, influências de etnias, cultura regional e desenvolvimento de atividades rítmicas.
·       Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.

 METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS

  • Pesquisa orientada;
  • Aplicação de questionário com moradores antigos do bairro;
  • Análise e interpretação dos dados coletados;
  • Investigação e análise de fontes históricas;
  • Elaboração de um documentário contextualizando o cotidiano da comunidade de como era e de como está a situação do bairro;
  • Produção de textos;
  • Entrevistas;
  • Dinâmica de grupo;
  • Debates;
  • Aula expositiva.
MATERIAIS
  • Livros, jornais e revistas;
  • Mapas;
  • Guias de ruas;
  • Fotografias;
  • Gravadores;
  • Câmeras fotográficas;
  • Computadores e impressoras;
  • Disquetes, CDs e DVDs;
  • Tinta para impressora;
  • Papel sulfite, papel pardo, cartolina e TNT;
  • Canetas, canetas hidrocor, pincel atômico, cola, tesoura;
  • Pastas para portfólio.
 PARCERIAS
  • Posto de Saúde;
  • Igrejas;
  • Empresas.         

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua durante o desenvolvimento do projeto, com registro do aprendizado dos alunos sobre a interpretação de imagens, fontes históricas, localização no espaço geográfico e tempo histórico, produção textual, análise e interpretação de dados, participação e interação nas ações para a melhoria do bairro.

 PRODUTO FINAL

Escola Benedita – Elaboração e exposição de folders, construção de portifólios e exposição do produto final na escola. Este projeto contará com a participação dos alunos da escola e professores que irão colaborar na coleta de dados históricos e na elaboração de textos. O resultado do trabalho deverá ser a publicação de um material impresso e a produção de documentários a serem distribuídos entre os estudantes e na construção e aprimoramento do P.P.P


Cronograma: 02/05/2012 à 30/06/2012
• Plano de trabalho: A pesquisa deve ser planejada de acordo com um cronograma e organizada de forma a possibilitar um desenvolvimento seguro e sem atropelos.
Mês
Atividade
Maio
1-Definição das metas individuais e de grupo sobre a responsabilidade na execução das ações;
2-Início da coleta de dados;
3- Orientações e manuseio nos HTPCs do uso das ferramentas da Sala de Informática, dos gravadores, filmadoras, máquinas fotográficas e outros para a elaboração das atividades do projeto;
4- Uso das TICs para levantamentos de dados por professores e alunos por meio de pesquisa em Sites de busca, livros e periódicos.
5- Digitalização  de documentos, fotos e outros;
6- Edição de vídeos e áudios;
7- Elaboração de apresentações de PowerPoint;
Junho
8- Coleta e sistematização das informações e materiais;
9- Preparo do portfólio, maquetes e outras atividades para a exposição;
10- Exposição do material coletado na escola para apreciação dos grupos de alunos e professores, em busca de aprimoramento e continuidade do projeto.
14-  Avaliação final do projeto pela equipe escolar.
Obs: O Projeto foi exposto no dia 20/04/2012 para apreciação do grupo de professores em H.T.P.C e reformulação de acordo com as necessidades da escola. Nesse dia foi dado continuidade a proposta do “Dia D”, que era definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar. Nesse contexto elencamos ações que pudessem melhorar e avaliar os resultados através do plano de ação participativo na escola com o projeto “Meu bairro tem história”.

Um comentário: