domingo, 24 de junho de 2012

Visita Cultural

" Preservar um Patrimônio Histórico não é apenas manter de pé um passado mumificado. É antes de tudo,  conservar a cidadania de um povo "

 

Foto 1 : Folder do arquivo histórico


Foto 2 : Pesquisa histórica

Entrevista Senhor Edmilson Souza


ENTREVISTA SENHOR EDMILSON SOUZA

ENTREVISTADORES: ALUNOS DA 8ª SÉRIE / PROFESSORES / FUNCIONÁRIOS

LOCAL: SALA DE VIDEO DA E.E PROFA. BENEDITA DE OLIVEIRA ALE

HORÁRIO: 13HS.



HÁ QUANTO TEMPO O SENHOR MORA NO BAIRRO?

R= 40 anos



LEMBRA COMO O BAIRRO ERA ANTIGAMENTE?

R= Sim, eu lembro. Construção da escola e Praça dos Aviadores e ao meio uma rua. Rua da feira era bem como todas eram. A primeira rua a ser asfaltada foi a Brigadeiro Faria Lima, depois a rua da feira ( São Tiago). Os ônibus passavam somente na Av. Brigadeiro Faria Lima. As ruas eram numeradas, rua 1, rua 2, rua 3 e assim por diante. Não haviam nomes para as ruas. Após um certo tempo foram sendo nomeadas com uma característica única: Nomes das Cidades de Minas Gerais.



O QUE O BAIRRO CONSEGUIU MELHORAR NAS ULTIMAS DÉCADAS?

R= Foi com a chegada da energia elétrica. Antes não havia água quente, como hoje vocês estão acostumados a tomar banho quentinho, não era assim. Também não havia água. Nossos pais tiravam água do poço. Então tínhamos que esquentar a água em latas ou restava a água fria.

Na esquina da rua São Tiago com a Araçoiaba da Serra havia um cano de água com uma torneira, as pessoas que não possuíam poço tinham que ir buscar água somente neste local. Outro fato importante foi o asfaltamento da Av. Brigadeiro Faria lima, melhorando a locomoção, incentivando o comércio e muitas pessoas começaram a se mudar para cá.



O QUE O SENHOR ACHA QUE TEM DE MELHORAR EM SEU BAIRRO?

R= Acho que melhorou muito e falo pelo comércio. Antes tínhamos que nos deslocar para comprarmos várias coisas, hoje temos um comércio perto de nós. Lojas, rede bancária, o transporte também melhorou demais. Acho que nosso bairro é estruturado para tudo. Não estamos devendo nada para nenhum bairro.



QUAIS ASPECTOS DO PASSADO QUE PERMANECEM ATUALMENTE?

R= As famílias permaneceram no bairro, Guarulhos tem famílias que estão aqui há 30, 40 anos. Mas muitas coisas mudaram. Mantivemos algumas quadras, campos.



O QUE O SENHOR COMO MORADOR GOSTARIA QUE MELHORASSE NO BAIRRO?

R= área de lazer4 completa, que tenha um Ginásio Poli Esportivo, Biblioteca, Centro Cultural.



O SENHOR POSSUI ALGUM OBJETO QUE RETRATA O BAIRRO NO PASSADO?

R= Sim, tenho



O SENHOR ACHOU IMPORTANTE QUE OS ALUNOS AJUDEM A ESCREVER A HISTÓRIA DO BAIRRO ? PQ?

R= Na verdade eu sou professor, sou educador, estudei nesta escola de 1980 a 1988. Sai desta escola, fiz o 2º grau, prestei vestibular na USP, passei mas não pude estudar lá por conta que tinha que trabalhar. Cursei então uma faculdade na Vila Mariana e terminei o curso na FIG do centro. Especialização em História ( pós graduação na PUC) e depois fiz Pedagogia.

Eu lembro que quando estudei aqui, formamos um grêmio, lutamos por muitas coisas. Acho muito importante sim, porque assim como estou aqui contando tudo isso para vocês, amanhã serão vocês que estarão contando histórias diferentes desta época. A participação de vocês é fundamental.





DEIXE UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA PARA UM FUTURO MELHOR PARA TODOS DA COMUNIDADE.



R= Eu acho assim. Que se essa turma que estamos aqui, amanhã soubermos que saíram advogados, médicos, professores, gestores públicos, seria maravilhoso. Aproveitar tudo que se aprende. A mensagem é que eu consegui vencer com meu próprio esforço, aproveitando todas as oportunidades. Basta acreditar. Tudo requer lutar, basta querer.





O SENHOR SE LEMBRA DA DIRETORA OU DAS DIRETORAS QUE ATUAVAM NA ÉPOCA? QUAL O NOME DELAS?



R= A que mais marcava todos nós era Dona Paulina ( rsrsrsrsrs) . A senhora Marie Sagae, professora Maria Helena Barreto.





COMO ERA ESTUDAR AQUI?



R= Era bom porque eu morava muito perto. Antigamente a escola era como se fosse uma extensão de nossa casa. Todos moravam perto.







O SENHOR LEMBRA DE ALGUMAS FESTAS COMEMORATIVAS OU PASSEIOS QUE PARTICIPOU? QUAIS?



R= Lembro sim. Houve uma excursão para a “ Caverna do Diabo “ e o professor Valter de geografia nos levou. Estudamos a formação rochosa do lugar, viagem longa. Na volta o professor Valter falou.  _”Olha, quero fazer um pacto com vocês, se concordarem e não falarem nada para ninguém, nós vamos parar em Iguape. Vou demarcar um ponto e vocês só poderão ar até ali”. Foi maravilhoso.  Outra excursão foi ao Play Center, havia um professor chamado Renato  que é o criador do Louro José) trabalhei com isso. Ele fazia os bonecos também da noite do terror. Os bichos do Ra Tim Bum também foram criações dele. Então era muito bacana.

As festas juninas daqui eram ótimas. Miss Caipirinha representava a escola. Era um acontecimento. Muita organização.

Outro evento grande aqui foi um Campeonato de Atletismo, eles pegaram toda a parte de cima da escola gramaram de fora a fora para fazerem os teste físicos a fim de descobrirem novos atletas para treinarem e participarem de competições.



O SENHOR SE LEMBRA DE PROFESSORES OU PROFESSORAS QUE MARCARAM SEUS ESTUDOS?

R= Ahhh sim, existem vários. O professor Domingos de Ciências. Ele era fantástico. Ele faleceu muito jovem. Ele ensinava de forma diferente. Professor José de matemática  que inclusive me reprovou.



FALE SOBRE O CÓRREGO.

R= Este córrego chama córrego dos Japoneses, nós pescávamos nele. Ele não era poluído como hoje. A proposta é canalizá-lo. Uma parte dele já foi feita. Já existe uma planejamento para tirar definitivamente o esgoto deste rio. É uma obra grande com recurso do  Governo Federal . Ele será revitalizado.



O QUE O LEVOU A SER UM VEREADOR? CARREIRA POLÍTICA?

R= Desde pequeno sempre participei, sempre conversei. Através do grêmio percebi esta liderança. Sempre tive este pensamento de ser líder comunitário. Minha intenção sempre foi de continuar aqui, morando aqui e fazendo, realizando coisas.

PALAVRAS FINAIS:

Bem ,tenho uns materiais que posso disponibilizar para vocês. Transformem esse lugar no lugar melhor lugar do mundo para vocês. Aqui é a segunda casa de vocês. Tratar uns aos outros como irmãos. Respeitar a hierarquia da escola. Acima de tudo, aprendam o respeito, valores morais e se eu estou aqui em pé, tudo que conquistei em minha vida eu devo a esta escola.

domingo, 20 de maio de 2012

Projeto “Meu Bairro tem história”

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

Gestores, Professores Coordenadores Pedagógicos.
Professora de geografia organizadora em conjunto com todo corpo docente e discente.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental do Ciclo II
PERÍODO: De Abril a Junho de 2012

JUSTIFICATIVA

As ações no decorrer do projeto têm por objetivo ampliar informações e atualizar o site sobre o bairro, para propiciar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares envolvendo a escola e comunidade com o objetivo de ampliar o conhecimento da história do bairro e contribuir para a realização de ações em busca de melhoria da qualidade de vida.
O projeto é salutar para a escola e comunidade para refletir sobre as mudanças e permanências ocorridas no espaço geográfico, aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, para a compreensão da realidade e a importância do desenvolvimento contínuo de ações para a formação de cidadãos conscientes na interação e preservação do meio ambiente em que estão inseridos.
           
OBJETIVO GERAL:
- Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica de seu bairro. Colher mais informações da história local com suas características sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas para desenvolver ações que propiciem a interação entre escola e comunidade, resgatando a trajetória histórica da construção dos valores envolvidos na formação da cidadania.
- Interessar-se pela cultura e participar dela.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Interpretar e comparar mapas, gráficos, dados sociais e textos históricos;
  • Desenvolver a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais;
  • Desenvolver a capacidade de selecionar materiais coletados, elaborar pesquisas e resumos;
  • Propiciar momentos de interação e socialização entre professores, alunos e comunidade.

Conteúdos

  • Conceitual: conhecer a história do bairro com suas características sociais, políticas, econômicas, religiosas e culturais.
  • Procedimental: interagir com a dinâmica dos bairros do entorno e suas particularidades.
  • Atitudinal: a partir do desenvolvimento do projeto, o que pode ser feito para que o bairro fique melhor.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  • Autonomia na busca de dados e informações;
  • Selecionar e sistematizar as diferentes fontes de informação;
  • Organizar e esquematizar os dados coletados;
  • Domínio de diferentes linguagens de fontes históricas.

AÇÕES

  • Novos levantamentos históricos e dos avanços dos bairros;
  • Pesquisa sobre o comércio, empresas, educação, saúde, pontos turísticos e relações de trabalho;
  • Verificação nas modificações na paisagem do bairro;
  • Pesquisa sobre mapas e plantas do bairro para estudo de legendas e escalas;
  • Pesquisa sobre os movimentos populacionais;
  • Elaboração de maquetes;
  • Entrevistas com moradores para levantamento das mudanças ocorridas no local;
  • Resgate da pesquisa sobre o Patrono da Escola;
  • Leitura, análise e interpretação dos Hinos do município e da escola;
  • Pesquisa sobre as Bandeiras: municipal e da escola;
  • Elaboração de portfólio com registros de atividades desenvolvidas;
  • Montagem de exposição na Unidade Escolar com os materiais coletados.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

·        Língua Portuguesa: Levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos.
·        Matemática: Elaboração de tabelas, análises de índices e gráficos.
·        Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, população, pontos turísticos, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
·        História: Verificar as mudanças e ou permanências de valores morais, éticos, hábitos, costumes e manifestações religiosas.
·        Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, teatro, dança, artesanato, pintura e estudo do folclore.
·        Educação Física: Levantamento de esportes praticados, influências de etnias, cultura regional e desenvolvimento de atividades rítmicas.
·       Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.

 METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS

  • Pesquisa orientada;
  • Aplicação de questionário com moradores antigos do bairro;
  • Análise e interpretação dos dados coletados;
  • Investigação e análise de fontes históricas;
  • Elaboração de um documentário contextualizando o cotidiano da comunidade de como era e de como está a situação do bairro;
  • Produção de textos;
  • Entrevistas;
  • Dinâmica de grupo;
  • Debates;
  • Aula expositiva.
MATERIAIS
  • Livros, jornais e revistas;
  • Mapas;
  • Guias de ruas;
  • Fotografias;
  • Gravadores;
  • Câmeras fotográficas;
  • Computadores e impressoras;
  • Disquetes, CDs e DVDs;
  • Tinta para impressora;
  • Papel sulfite, papel pardo, cartolina e TNT;
  • Canetas, canetas hidrocor, pincel atômico, cola, tesoura;
  • Pastas para portfólio.
 PARCERIAS
  • Posto de Saúde;
  • Igrejas;
  • Empresas.         

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua durante o desenvolvimento do projeto, com registro do aprendizado dos alunos sobre a interpretação de imagens, fontes históricas, localização no espaço geográfico e tempo histórico, produção textual, análise e interpretação de dados, participação e interação nas ações para a melhoria do bairro.

 PRODUTO FINAL

Escola Benedita – Elaboração e exposição de folders, construção de portifólios e exposição do produto final na escola. Este projeto contará com a participação dos alunos da escola e professores que irão colaborar na coleta de dados históricos e na elaboração de textos. O resultado do trabalho deverá ser a publicação de um material impresso e a produção de documentários a serem distribuídos entre os estudantes e na construção e aprimoramento do P.P.P


Cronograma: 02/05/2012 à 30/06/2012
• Plano de trabalho: A pesquisa deve ser planejada de acordo com um cronograma e organizada de forma a possibilitar um desenvolvimento seguro e sem atropelos.
Mês
Atividade
Maio
1-Definição das metas individuais e de grupo sobre a responsabilidade na execução das ações;
2-Início da coleta de dados;
3- Orientações e manuseio nos HTPCs do uso das ferramentas da Sala de Informática, dos gravadores, filmadoras, máquinas fotográficas e outros para a elaboração das atividades do projeto;
4- Uso das TICs para levantamentos de dados por professores e alunos por meio de pesquisa em Sites de busca, livros e periódicos.
5- Digitalização  de documentos, fotos e outros;
6- Edição de vídeos e áudios;
7- Elaboração de apresentações de PowerPoint;
Junho
8- Coleta e sistematização das informações e materiais;
9- Preparo do portfólio, maquetes e outras atividades para a exposição;
10- Exposição do material coletado na escola para apreciação dos grupos de alunos e professores, em busca de aprimoramento e continuidade do projeto.
14-  Avaliação final do projeto pela equipe escolar.
Obs: O Projeto foi exposto no dia 20/04/2012 para apreciação do grupo de professores em H.T.P.C e reformulação de acordo com as necessidades da escola. Nesse dia foi dado continuidade a proposta do “Dia D”, que era definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar. Nesse contexto elencamos ações que pudessem melhorar e avaliar os resultados através do plano de ação participativo na escola com o projeto “Meu bairro tem história”.

Vídeo - Canção dos homens


Vídeo sobre a Canção dos Homens, apresentado na abertura do Projeto Meu bairro tem história, que trata da valorização da cultura de um povo.